Japão é contra tatuagem?
- contatoalberttatto
- 19 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Diferente da visão dos ocidentais que enxergam as tatuagens como um conceito de beleza e modo, para os japoneses é um sinal de ofensa. Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio-2020 as tatuagens serão um grande dilema, pois vários atletas possuem e algumas não irá dar para esconder.
Esse tabu que acontece no Japão sobre as tatuagens vem de um estigma bem antigo, só lembrar que no século oito depois de Cristo, a tatuagem era uma forma de punição para os criminosos, e trazendo a história para um passado mais recente, por muitas vezes as tatuagens eram utilizadas apenas por membros da Yakuza, a famosa máfia japonesa, ou pessoas ligadas a grupos criminosos. Isso alimentou um preconceito e um tabu para os japoneses durante décadas , até hoje há restrições em lugares públicos.
Não existem regras que proíbam a tatuagem em si e nenhuma lei ou regra que pode aplicar uma condenação a quem pratica e possui tatuagens pelo corpo. O que torna isso tão curioso é que o Japão tem um traço cultural muito forte nas tatuagens de copor inteiro que são chamadas de irezumi, onde muitas delas traziam, guerra,animais, sangue e mulheres.

Aos poucos esse tabu vem sendo quebrado e a cultura da tatuagem vem sido fundida no país, existem aproximadamente, cerca de três mil estúdios legalizados no país, muitos dos quais trabalham só com irezumi. Há Vinte e sete anos atrás, eram 300.
Com o decorrer do tempo os japoneses foram entendendo que as tatuagens do lado ocidental não tem ligação com a yakuza ou com gangsters, mas uma questão de estilo, às vezes até de etnia (como o caso dos maori, da Nova Zelândia). Algo que pode mudar mais ainda a visão deles e alterar o status da tatuagem neste país é os jogos olímpicos que irá ocorrer m Tóquio - 2020, onde será improvável a recomendação onde os atletas tenham que cobrir suas tatuagens. Vamos torcer pra que os jogos deixe um grade legado para este país cheio de cultura.
Comments