Saúde mental é o que vale!
- contatoalberttatto
- 10 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Setembro amarelo foi foi criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria -ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina-CFM e o Centro de Valorização da Vida -CV. Durante todo o mês, acontece ações e debates sobre esse assunto, pois cada vez mais doenças como depressão e ansiedade atinge inúmeras pessoas. O nosso dever é ajudar essas pessoas e entender que aquilo não é frescura e sim uma doença, só quem tem noção disso são pessoas que conseguiram passar por esse momento e pessoas que vivem com essas doenças. Precisamos entender que a saúde mental é o que realmente importa pois sem ela tudo desanda. De que forma podemos ajudar? Simples, sendo gentis, dizendo coisas positivas a pessoa, não virar as costas para ela ou a diminuir, pois as palavras tem muito poder e a gente nunca sabe o quanto aquilo pode machucar, por isso é necessário parar com algumas "brincadeiras" e isso não é chato pelo contrário você pode ajudar alguém enaltecendo suas qualidades e a valorizando. É importante prestar atenção as pessoas ao nosso redor e aos sintomas dessa doença, e oferecer ajuda não só um ombro amigo mas que ela procure um acompanhamento que é feito através de psicólogo e psiquiatras por muitas situações, muitos não enxergam isso pois são extremamente abandonados e escutam com frequência que é frescura.
Sendo assim esse é o mês do ano que o assunto recebe um destaque maior, mas a campanha acontece o ano todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde -OMS, aproximadamente 800 mil pessoas se suicidam por ano no Mundo e no Brasil esse número é de quase 12 mil casos. Entre o ano de 2000 e 2012 o nosso país teve o quarto maior número de crescimento de suicídio da América Latina. O aumento de mortes entre esses anos chegaram a 10,4%, principalmente em mulheres com 17,8%. Infezlimente esse assunto ainda é tratada por muitos como besteira ou como falta de Deus, porém vale lembrar que ninguém escolhe passar por essa situação ou chegar ao ponto desse ato, a depressão e a ansiedade são uma das maiores causas para que a pessoa chegue a este ponto.
Como nós do estúdio podemos ajudar nesta campanha sendo apenas tatuadores? Vamos deixar disponível aqui números e locais aqui em Recife que você pode procurar um ajuda e ter um acompanhamento devido de forma gratuita e vamos também deixar aqui algumas frases que você pode tirar print e postar em suas redes sociais ou mandar para alguém. As palavras tem uma força enorme então que tal a gente exaltar as qualidades, ser mais gentis desde de um simples "como foi o seu dia?" até "eu sei que tá difícil mas eu estou aqui por você". Importante a gente espalhar essas palavras e esse debate sobre o assunto, pois quanto mais pessoas informadas mais pessoas iram saber como se ajudar ou ajudar alguém e assim poder diminuir a quantidade de pessoas que são atingidas cada vez mais por essa doença.
Locais e números para atendimento psicológico em Recife:

Tire print e mande para alguém ou use como protetor de sua tela:


Kommentare